sábado, 15 de agosto de 2009

Honrar os mais velhos

"Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho, e terás temor do teu Deus. Eu sou o SENHOR." (Levítico 19:32)

Eu não conhecia este versículo, mas ontem, assistindo a um documentário, ele foi citado, e eu resolvi pesquisá-lo.

Quão interessante é a Bíblia. A cada dia, encontramos novas coisas, aprendemos novas lições. E quão bom é saber que Deus nos ama, independente de sexo, cor da pele, independente de idade. Para Ele, não importa se você está mais velho, não importam suas rugas, seus cabelos brancos.

Na sociedade em que vivemos hoje, é bem o contrário disso que acontece. As pessoas rejeitam os mais velhos. Eles não conseguem emprego, não aparecem na tv, e nós, quando vamos envelhecendo, temos vergonha disto, e tratamos de nos esconder atrás de máscaras.

Mas por que isso? Conta-se de uma bailarina que, quando quiseram maquiá-la para esconder suas rugas -- ela iria fazer uma apresentação -- disse: "Não apague nenhuma delas, levei anos para conseguí-las." Porque não temos esse orgulho de nossas rugas e cabelos brancos? Por que a vergonha, por que o medo terrível de envelhecer, e por que a busca insandecida pela fonte da juventude?

Na verdade, as rugas e "cãs", termo que a Bíblia usa para cabelos brancos, são símbolos da sabedoria, da experiência e do conhecimento da vida, coisas que vêm com a idade. Para Deus, são motivos de orgulho, e deveriam impor respeito. Mas para nós, motivo de vergonha e desrespeito. Não são poucas as reportagens que vemos de idosos sendo maltratados e desrespeitados.

Que esse verso bíblico sirva para duas coisas em nossa vida: uma, para nos fazer orgulhosos da idade que temos, seja ela qual for. Para que louvemos a Deus por cada ano de vida que nos dá, e pela sabedoria que vem junto com eles. Duas, para aprendermos a respeitar os mais velhos, e a buscar sabedoria em suas experiências de vida. Pois o Senhor não faz acepção de pessoas. Lembremo-nos: "Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho, e terás temor do teu Deus."
Related Posts with Thumbnails