sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Em tudo dai graças

Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.– I Tessalonicenses 5:18

Uma vez, comentando esse verso, alguém disse que não entendia como Deus pedia para que déssemos graças por tudo, mesmo que coisas das quais não gostamos nos acontecessem.

Realmente, não parece nada fácil agradecer em meio a circunstâncias adversas. Quando as coisas não saem como nós imaginamos, quando sofremos preconceitos dos mais diversos, quando ouvimos um não de Deus a um pedido que fazemos a Ele, quando vemos alguém dar o melhor de si e não atingir o objetivo esperado, seja por essa pessoa ou por outra que esperava muito dela, e vemos a tristeza nos olhos desse alguém, ou mesmo a percebemos em seu tom de voz... Enfim, são muitos os momentos em que pensamos: "agradecer por quê?"

Mas quando nos lembramos da forma como Deus nos guiou, protegeu e abençoou no passado; como nos abençoa no presente, com saúde, vestes, alimento, segurança, paz; quando nos lembramos de Suas promessas e sonhos para nós, sonhos estes que Ele já sonhava quando nem mesmo existíamos, nosso coração se alegra, e vemos, sim, que temos mil motivos para agradecer.

Porém, o maior motivo – e por esse temos que agradecer todos os dias – para darmos graças ao nosso Deus foi o sacrifício que Ele fez, morrendo em nosso lugar, levando a cruz e suportando a coroa de espinhos que eram nossas. Não há maior motivo que esse para nos levar, dia-a-dia, a erguermos as mais belas canções de louvor ao nosso Deus.

Não importa o que nos aconteça, precisamos dar graças. Seja porque aquilo que desejávamos nos faria mal, e o Senhor foi misericordioso em não nos dar, seja porque o que sonhávamos e tínhamos como alvo não era o suficiente e Deus quer nos dar mais depois, ou mesmo não entendendo bem o motivo daquela situação tão difícil, demos graças ao Pai. Ele não hesitou em mandar Seu filho à cruz por nós. Ele nunca cessou de nos encher de bênçãos, e Ele ainda tem muito a cumprir em nossas vidas. Por isso, erga agora mesmo um louvor ao Senhor. Peça que Ele nunca o deixe esquecer que tudo que você tem, tudo que é e tudo o que vier a ser vem dEle. E saiba:

“Nada temos a temer do futuro, a menos que esqueçamos da maneira como Deus nos conduziu no passado.” (Ellen White – Life Sketches, pág. 196).

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Sinais

Há algumas semanas, eu estava indo com meu esposo conhecer a cidade em que ele faria o trabalho evangelístico que a faculdade de Teologia promove todos os anos, para os alunos do sexto período. Fomos com um outro casal, pois o rapaz é daquela cidade, e poderia ajudar meu esposo a chegar lá tranquilamente, além de apresentá-lo a irmãos da igreja, que poderiam auxiliá-lo durante os trabalhos. Graças a Deus, meu esposo já começou as atividades nessa cidade, e vem dando tudo certo, pois o Senhor é quem o guia. Porém, algo me chamou a atenção no dia em que estávamos indo pela primeira vez àquela localidade...

Estávamos passando por um trecho da BR-101 que está em reformas. Eu percebi por causa de placas ao longo da estrada, avisando. Por isso, quando tivemos que parar por causa de um longo engarrafamento, pensei logo: “é por causa da reforma”.

Porém, o mesmo não se deu com o colega de meu esposo. Ele achou estranho, começou a se preocupar, e quis até sair do carro, pra ver do que se tratava. O curioso é que – ao que parece – nem a esposa dele nem também meu esposo entenderam o que acontecia, mas nenhum dos dois quis descer do carro. E eu, que sabia o que estava acontecendo, e imaginava, até aquele momento, que os demais também sabiam, fiquei calada – não me perguntem por quê.

Isso tudo me fez lembrar da volta de Jesus. Antes de Jesus morrer e ressuscitar, Ele teve uma longa conversa com Seus discípulos, explicando sobre Sua segunda vinda, e quais os sinais que a antecederiam. Os discípulos pareciam ansiosos por conhecê-los: “Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século.” (Mateus 24:3). Jesus então começou a falar de várias coisas que aconteceriam poucos antes de Sua volta: guerras, fome, terremotos, surgimento de falsos Cristos e falsos profetas e o desaparecimento do amor entre os seres humanos.

“Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos. E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras;...Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares...Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.” (Mateus 24:5-12)

Existe muita gente por aí que vê tudo isso acontecer e não sabe por que tais coisas se sucedem. Ficam agitadas, ansiosas, querem “descer do carro” pra ver o que está acontecendo. Não compreendem os fatos e começam a querer arranjar culpados. Mas a verdade é que não leram “os sinais”, espalhados em toda a Escritura Sagrada. Não prestaram atenção às “dicas” deixadas por Deus, e ficam como o amigo de meu esposo, assustados e angustiados, querendo descobrir por si mesmos o que está acontecendo, sem entenderem nada do que se passa ao seu redor.

Outros, como aconteceu comigo, sabem o que está acontecendo, mas nada falam. Veem as pessoas “desmaiando de terror”, como diz a Bíblia, por não entenderem o que está havendo, mas nada dizem que as possa orientar. Os que conhecem a verdade têm a grande responsabilidade de alertarem outros, para que não venham a ser tomados de surpresa.

Por isso, se você se encaixa no grupo dos que não sabem, eu sugiro que leia Mateus 24, e até outros capítulos antes e depois. Ali você entenderá melhor porque certas coisas estão acontecendo neste mundo, e como se preparar para o que virá. E se você se encaixa no segundo grupo, daqueles que sabem mas nada falam, lembre-se: Deus lhe dá a honra de levar a Sua mensagem a todos quantos ainda não a ouviram. Os anjos gostariam de fazer tal coisa, mas o privilégio foi dado a nós, meros mortais. Portanto, lance fora o temor, peça ajuda a Deus, e proclame que Cristo em breve virá!

“Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;” – Hebreus 10:37
Related Posts with Thumbnails