sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Deus é justo afinal?

Há na Bíblia um salmo (de autoria de Asafe) que diz o seguinte:

Na verdade, Deus é bom para o povo de Israel, ele é bom para aqueles que têm um coração puro. Porém, quando vi que tudo ia bem para os orgulhosos e os maus, quase perdi a confiança em Deus porque fiquei com inveja deles. Os maus não sofrem; eles são fortes e cheios de saúde. Eles não sofrem como os outros sofrem, nem têm as aflições que os outros têm. Por isso, usam o orgulho como se fosse um colar e a violência, como uma capa. O coração deles está cheio de maldade, e a mente deles só vive fazendo planos perversos. Eles gostam de caçoar e só falam de coisas más. São orgulhosos e fazem planos para explorar os outros. Falam mal de Deus, que está no céu, e com orgulho dão ordens às pessoas aqui na terra. Assim o povo de Deus vai atrás deles e crê no que eles dizem. Eles afirmam: “Deus não vai saber disso; o Altíssimo não descobrirá nada!” Os maus são assim: eles têm muito e ficam cada vez mais ricos. Parece que não adiantou nada eu me conservar puro e ter as mãos limpas de pecado. Pois tu, ó Deus, me tens feito sofrer o dia inteiro, e todas as manhãs me castigas. Se eu tivesse falado como os maus, teria traído o teu povo. Então eu me esforcei para entender essas coisas, mas isso era difícil demais para mim. (Salmo 73:1-16)

Quem nunca se sentiu assim por servir ao Senhor? Quem nunca parou para observar os ímpios, aqueles que fazem coisas que Deus não aprova, que deliberadamente se posicionam contra Ele, ou ainda aqueles que – sendo cristãos e conhecendo o que é mau – escolhem por seguir o caminho mais “largo” e fácil, mesmo sabendo que “estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” (Mateus 7:14)?

Há realmente pessoas que fazem o que é errado por prazer, para provocar, escandalizar ou, simplesmente, “porque é minha vida e pronto”. E essas pessoas podem não ser cristãs. Mas muitas vezes o são. E ficamos a meditar e remoer por que, apesar de serem assim, elas parecem mais felizes, mais bem-sucedidas, mais prósperas...

Era essa a indagação do salmista, e pode ser a sua e a minha hoje. Parece difícil de entender e aceitar, ainda mais percebendo sua arrogância, que muitas vezes é explícita, mas também pode ser velada.

Mas o salmo não acaba assim. O salmista prossegue dizendo:

Porém, quando fui ao teu Templo, entendi o que acontecerá no fim com os maus. Tu os pões em lugares onde eles escorregam e fazes com que caiam mortos. Eles são destruídos num momento e têm um fim horrível. Quando te levantas, Senhor, tu não lembras dos maus, pois eles são como um sonho que a gente esquece quando acorda de manhã. O meu coração estava cheio de amargura, e eu fiquei revoltado. Eu não podia compreender, ó Deus; era como um animal, sem entendimento. No entanto, estou sempre contigo, e tu me seguras pela mão. Tu me guias com os teus conselhos e no fim me receberás com honras. No céu, eu só tenho a ti. E, se tenho a ti, que mais poderia querer na terra? Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, ele é tudo o que sempre preciso. Os que se afastam de ti certamente morrerão, e tu destruirás os que são infiéis a ti. Mas, quanto a mim, como é bom estar perto de Deus! Faço do Senhor Deus o meu refúgio e anuncio tudo o que ele tem feito. (Salmo 73:16-28)

Interessante, não? O objetivo do final do salmo não é uma vingança da parte do injustiçado, nem tampouco mostrar que Deus é mau. Mas sim que, não importa o que aconteça, não importa se aqueles que são ímpios (ou que achamos que são, pois muitas vezes nos enganamos por causa de nossos preconceitos) prosperem, vençam e ainda zombem, Deus fará justiça aos que O seguem. Ele é um Deus de amor, misericordioso e justo, e se foi capaz de nos dar de presente o seu Dom mais precioso
Jesus Ele com certeza pode e irá, pois é o único capaz de fazer isso plenamente, suprir todas as nossas necessidades.

No Salmo 73 aprendemos que não importa se quem está ao nosso redor parece sempre vencer, enquanto nós aparentemente estamos sendo derrotados. Deus é justo, e Sua justiça não falha. E nem tarda. Ela vem no tempo certo, no tempo dEle, no melhor tempo.

Não se aborreça por causa dos maus, nem tenha inveja dos que praticam o mal. Pois eles vão desaparecer logo como a erva, que seca; eles morrerão como as plantas, que murcham. Confie em Deus, o Senhor, e faça o bem e assim more com toda a segurança na Terra Prometida. Que a sua felicidade esteja no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. Salmo 37:1-4

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Convite do Pai

Trago hoje um convite da parte do Senhor...

"Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera." (Isaías 64:4)

"Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força mas não o quisestes. " (Isaías 30:15)

"Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem." (Salmo 127:2)

De nada adianta querermos resolver tudo sozinhos. Não conseguiremos, apenas com nossos esforços, consertar tudo que está errado em nossas vidas. Trabalhar, labutar, se esforçar, tudo isso é importante, mas de nada serve se Deus não for o primeiro no nosso coração. Descansar no Senhor é a saída para todos os nossos problemas. Atendamos à voz do Senhor e confiemos nEle. Só Ele nos poderá dar a verdadeira paz.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Deus Conosco – eternamente...

Hoje, no trabalho, assisti ao filme "O amor pode dar certo". Lá temos dvd e tv, que quase nunca são usados, a não ser quando passamos vídeos educativos sobre saúde, para os pacientes que aguardam a vez, ou, como hoje, quando há pouco movimento e não temos o que fazer. É bom, porque assim não caímos no tédio.

Não vou contar a história do filme, até porque clicando no link vocês saberão do que se trata e além do mais eu não quero ser estraga-prazer. Mas achei interessante certa cena, em que o "mocinho" fala para sua amada que quer ficar junto dela o tempo todo, quer estar onde ela estiver, ainda que seja no leito de um hospital...

Isso me lembrou de uma verdadeira declaração de amor que Jesus um dia fez aos Seus discípulos e, por extensão, a todos os Seus seguidores:

Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou. João 14:1-4. Sociedade Bíblica do Brasil, Nova Tradução Na Linguagem De Hoje (Sociedade Bíblica do Brasil, 2000; 2005)

Agora, vou dizer uma coisa para vocês sobre o filme mas não se preocupem, não irá estragar o final: a moça está bem doente. Mas o seu namorado deseja ficar ao lado dela mesmo assim. Não importa o que aconteça, ele quer estar lá. É muito lindo ver isso em filmes, mas mais lindo ainda é ver na vida real. E sabemos que isso acontece.

Do mesmo modo, nós estamos doentes pelo pecado. Somos maus, egoístas, invejosos, ciumentos e orgulhosos por natureza. Deus nos dá presentes e mais presentes, mas nunca estamos satisfeitos. Reclamamos de tudo, achamos que podemos viver sem Ele, que somos mais que Ele, e alguns de nós acham mesmo que Ele sequer existe. Mas mesmo assim Deus nos ama. Mesmo doentes, mesmo sujos. Tudo que somos e fazemos, como bem disse o profeta Isaías, não passa de "trapo da imundícia" ou "trapos sujos" (Isaías 64:6). Você teria coragem de tocar num pano cheio de fezes ou vômito? Não? Nem eu! Limpo minha casa várias vezes durante a semana, e no final de semana faço "aquela" faxina, a casa quase não tem o que varrer, mas depois que varro e passo pano úmido no chão, jogo ele em cima da lavanderia, pra colocar na máquina depois, pois não quero nem encostar no coitado. Porém Jesus nos toca e nos abraça, mesmo que sejamos apenas "panos sujos", imundos, eu diria. Posso ter chocado alguns com as palavras "fezes" e "vômito", mas leiam o trecho da inspirada escritora Ellen White, falando sobre a morte de Cristo:

"Na agonia da morte, ao depor Ele a preciosa vida, tem de confiar unicamente pela fé nAquele a quem obedecer fora sempre Sua alegria. Não O animam claros, luminosos raios de esperança à direita ou à esquerda. Tudo se acha envolto em opressiva escuridão. Em meio da pavorosa treva experimentada pela compassiva Natureza, sorve o Redentor o misterioso cálice até às fezes. Sendo-Lhe negada até a brilhante esperança e confiança no triunfo que obterá no futuro, clama Ele com grande voz: "Pai, nas Tuas mãos entrego o Meu espírito."" (Meditação matinal "Exaltai-O como Filho de Deus", 28 de janeiro, pág. 42)

Foi isto mesmo o que Ele fez por nós. Há quem se escandalize lendo isso, mas por que se escandalizar com uma verdade? Deus nos ama, bem mais que aquele rapaz do filme amava a namorada, a ponto de querer estar conosco não somente aqui neste mundo, mas no mundo por vir. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, que nos amou tanto a ponto de dar a vida por nós, miseráveis pecadores, louvado seja porque nos toca, nos abraça e corre até nós com amor, porque quer ficar junto de nós, mesmo sendo tão maus como somos. Louvado seja Seu Maravilhoso Nome, porque apesar de tudo, Ele quer ficar conosco para todo o sempre...

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Quantas orações Deus recebe por minuto?

Deu no site da Mundo Estranho:

Cerca de 5,8 milhões de orações chegam aos Seus ouvidos por minuto. É claro que não dá para responder a essa questão com precisão científica, mas a ME consultou representantes das principais religiões monoteístas e obteve um número aproximado de cerca de 8,4 bilhões de orações por dia, ou 5,833 milhões por minuto, o mesmo que 97 mil preces por segundo! Atendendo a nosso pedido, líderes do cristianismo, do judaísmo e do islamismo fizeram uma estimativa, em porcentagem, de quais são os reais hábitos religiosos dos adeptos de sua fé - ou seja, quantas pessoas rezam quantas vezes por dia. Jihad Hassan, da Assembleia Mundial da Juventude Islâmica, por exemplo, explica que, no islã, a recomendação oficial é de cinco preces por dia. “Mas acredito que apenas 75% dos muçulmanos, os ortodoxos, cumprem essa meta. Cerca de 20% rezam uma vez por dia e uns 5% nunca rezam.” Depois, foi só cruzar os dados com as mais recentes estatísticas sobre o total de seguidores dessas três religiões e pronto! Deus deve andar com a orelha bem ocupada...

Ler isso me fez pensar em como as pessoas imaginam Deus. É como se ele fosse um ser humano, que precisa de tempo, que fica ocupado, que provavelmente não vai dar conta de resolver tudo... Esquecem-se de que Deus é o dono do tempo. Para Ele, não existe isso de não ter tempo, de não conseguir se desvencilhar de todas as atividades que tem para fazer.

Isso fica para nós, seres humanos. Nós é que não temos tempo. Para nós apenas é que 24 longas horas parecem sempre ser insuficientes. Mas com Deus não é assim. Ele sempre tem tempo para nós, Ele nunca está ocupado demais para nos ouvir. Não importa se vamos falar do fim do namoro, ou do fracasso do vestibular, ou se preferimos reclamar do calor ou do fato de que não para de chover. Deus se importa com todos os aspectos de nossa vida, e deseja, por tanto nos amar, que compartilhemos com Ele tudo que se passa em nosso quotidiano.

Louvemos ao Pai pelo fato de que para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia (II Pedro 3:8) e porque Ele nos lembra, através de Sua santa Palavra, que todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. (João 6:37).

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mudanças

“Não existe nada permanente, exceto a mudança.” – Heráclito

Heráclito foi um filósofo grego. Não quero aqui discutir seus pensamentos, ou as coisas nas quais ele cria, mas sim refletir sobre essa sua frase.

Pra mim, a mais pura verdade. Vivemos em constante mudança. Nosso corpo muda, nossos pensamentos mudam, nossa casa muda, nossa família, às vezes mudamos de bairro, cidade, estado, país… A mudança é uma constante em nossas vidas, e cego é quem não percebe isso.

Mas nem todos gostam de mudanças. Há pessoas que, se pudessem, viveriam eternamente num mesmo lugar, fazendo sempre as mesmas coisas. Batem o pé e dizem que não mudarão nunca. Isso também é verdade quanto à forma de pensar. Tem gente que diz que nunca vai mudar de opinião, outros até se orgulham disso.

Entendo que isso talvez se deva ao medo que temos das mudanças, do desconhecido, das coisas que teremos que enfrentar, oriundas dessa mudança, qualquer que seja ela. O fato é, porém, que sempre mudamos, de uma forma ou de outra. E isso, longe de ser ruim, é algo que nos traz crescimento.

Eu posso falar assim pois, em menos de dois meses, minha vida deu uma reviravolta. Em maio de 2007, eu era solteira (noiva), recém-formada e morava com meus pais em João Pessoa (PB). No fim de julho, eu estava casada (adicionando mais um nome ao meu, que já é grandinho), trabalhando e morando na Bahia.

Não foi fácil, não mesmo! Tive que passar por tantas coisas! Fora o fato de estar longe de casa, dos amigos e família, tendo que freqüentar uma igreja totalmente diferente da minha, ainda tive que lidar com questões como relacionamento com colegas de trabalho, casamento, distância e outras dificuldades, até então desconhecidas pra mim. Isso, pra muita gente, pode soar como uma grande chatice, mas hoje, meditando em tudo que aconteceu, eu agradeço a Deus pelas mudanças.

Sim, agradeço. Pois foi com elas que aprendi muito do que sei hoje. Tive que lidar com as mais diferentes situações e dar um jeito de me sair bem delas. E acho que estou conseguindo. Não é fácil, mas como se amadurece!

Portanto, se percebes que Deus te chamou para fazer algo, se você sente (ou mesmo tem certeza) que há alguma mudança a caminho, louve a Ele, e prepare-se! Grandes aprendizados virão…

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” – Rm 8:28

Related Posts with Thumbnails