sábado, 26 de junho de 2010

Ascendência de Cristo - final

Não poderia falar de todas essas mulheres tão maravilhosas e tão parecidas conosco sem fazer um "fechamento" do assunto.

Nós sempre imaginamos que as pessoas que se dizem cristãs ou que tenham algum tipo de crença em um Ser Superior sejam "perfeitas". Quando vemos um político ser acusado de corrupção, achamos normal. Quando alguém fala que o juiz é ladrão, num jogo de futebol, rimos daquilo, e pensamos: "todos são", especialmente quando seu time do coração foi o prejudicado pela má arbitragem. Mas quando se fala de um "crente" que comete erros, nós nos espantamos.

De certa forma, é normal o assombro. Afinal, o crente é aquela pessoa que está sempre aprendendo aos pés de Jesus, está sempre lendo a Bíblia e vendo o que é certo e o que é errado. E se não está fazendo essas coisas, deveria. Então, ele vai sempre agir da forma mais correta possível, e provavelmente nunca vai cometer erros.

Deveria ser assim, mas não é. Todos nós, creiamos em Deus ou não, somos pecadores por natureza. Temos uma natureza pecaminosa, que tende ao erro constantemente. Não foi à toa que Isaías disse: "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam" (Isaías 64:6). Um tanto forte, não? Forte, mas verdadeiro. Somos pecadores, queiramos ou não. E mesmo quando nos voltamos a Deus e clamamos a Ele, mantemos comunhão constante, diária, lemos a Bíblia e oramos, em busca de santificação - que vem dEle apenas e não de nada que façamos - nós continuaremos a ser pecadores.

Por isso, quando tentado a esperar perfeição de um crente ou de qualquer personagem bíblico, olhe para si mesmo, e veja como você realmente é. Não estou aqui querendo desculpar os erros de ninguém, mas sim tentando fazer que você entenda quão gratos devemos ser porque as mulheres da ascendência de Cristo eram tão falhas. Se Deus tivesse colocado ali apenas mulheres "perfeitas", isso significaria pelo menos duas coisas: 1) Ele só aceita as perfeitas para tomarem parte na Sua obra terrestre, e 2) nós não teríamos qualquer identificação com elas. Seriam como semi-deusas, cujas histórias iríamos apenas admirar, mas nunca nos serviriam de inspiração, pois seriam totalmente diferentes das nossas.

Mas louvado seja Deus que é o contrário. Ele colocou mulheres imperfeitas, como nós. Mentirosas, incompreensivas, com um passado que gostariam de esquecer... Quis nos mostrar que nos aceita como somos, e usa-nos, ainda que sejamos pecadoras, para fazer coisas maravilhosas acontecerem. Graças a Deus que Ele chamou mulheres e homens com os quais podemos nos identificar. Graças a Deus que podemos ter certeza de que Ele é capaz de nos usar e ainda nos transformar - não importando qual tenha sido nossa vida pregressa - para que sejamos aquilo com que Ele sempre sonhou.

Essa série de reflexões acaba aqui. Mas que nós nunca nos esqueçamos dos exemplos de Tamar, Raabe, Rute, Bate-Seba e Maria. Mulheres como nós, mas que se permitiram usar pelo Senhor, tornando-se canais para a salvação dos homens. Que esse seja o seu e o meu desejo: servir, ainda que pecadores.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails