sexta-feira, 17 de julho de 2009

Libertos da Assíria

"Esforçai-vos e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco, o SENHOR, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá." (II Crônicas 32:7-8)

Já imaginou ser presidente de um país e descobrir, de uma hora para outra, que ele vai ser invadido e destroçado por uma nação próxima?

Pois bem, foi isso que aconteceu a Ezequias quando era rei de Judá. Todos temiam o povo assírio, afinal, por várias vezes ele tinha sido usado como instrumemento de Deus, como vara de Sua ira (Isaías 10:5) para repreender o povo quando este se encontrava longe dos caminhos do Senhor. Mas havia sido feita uma promessa ao profeta Isaías, para ser levada a todo Judá: “Não temas... a Assíria porque daqui a bem pouco... o Senhor dos Exércitos suscitará contra ele um flagelo, como a matança de Midiã junto à rocha de Orebe, e como a sua vara sobre o mar, que contra ele se levantará, como sucedeu aos egípcios. E acontecerá naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção.” Isso está em Isaías 10:24-27.

Por isso, quando a invasão assíria já era uma certeza, Ezequias não temeu. Ele confiou nas promessas do Pai Celeste. Ao virem perigos e provações em nossa vida, devemos fazer o mesmo. Não temer, mas confiar. Afinal, “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?” (Números 23:19)

Porém, Ezequias não apenas confiou, ele também agiu. Ellen White, escritora cristã americana, já falecida, escreveu em seu livro Profetas e Reis: Mas o rei de Judá se determinou fazer sua parte na preparação para resistir ao inimigo; e havendo feito tudo que o engenho humano e a energia podiam fazer, reuniu suas forças, e exortou-as a terem bom ânimo. "Grande é o Santo de Israel no meio de ti" (Isa. 12:6), tinha sido a mensagem do profeta Isaías a Judá;

Ezequias confiou e fez sua parte. Por causa disso, ele pôde dizer com tanta fé algumas das mais belas palavras de toda a Bíblia: Esforçai-vos e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco, o SENHOR, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá. (II Crônicas 32 7 e 8).

Que confiança!!! Pode ser assim com a gente também. É só querermos. Da próxima vez que a tentação o assaltar, que uma provação chegar em sua vida, siga o exemplo do rei Ezequias: confie e aja. E lembre-se sempre de que está conosco, o SENHOR, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras.

Que Ele nos abençoe sempre!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails