quarta-feira, 17 de junho de 2009

Feliz dia dos namorados!

Em Gênesis, ao lermos o relato da criação, percebemos, a cada dia da semana, a expressão da felicidade de Deus através das palavras escritas por Moisés: “E viu Deus que era bom.” A frase aparece cinco vezes, no primeiro capítulo do livro. Tudo que Deus fazia era bom.

Mas, eis que em meio à toda perfeição e beleza da criação do Pai, vemos uma mudança. Pela primeira vez, algo não era bom. E o próprio Criador diz isto: “Não é bom que o homem esteja só”. No meio das maravilhas edênicas, ouvimos que algo não está bom, não está como Deus queria. O homem está sozinho. Tem toda a magnificente natureza a seu redor, isenta dos efeitos do pecado; tem todos os animais, todas as diferentes famílias, classes, ordens, espécies, em sua perfeita beleza. Mas nada disso o satisfaz. Os animais e a natureza não conversam, não podem compartilhar suas emoções, não expressam sentimentos. E Adão se sente só.

Vejam o que diz a escritora Ellen White:

“Mesmo a comunhão com os anjos não poderia satisfazer seu desejo de simpatia e companhia. Ninguém havia da mesma natureza para amar e ser amado.” (Patriarcas e Profetas, pág. 46)
Deus sabia disso, e tratou logo de resolver a situação. Criou para Adão uma companheira. Observemos alguns pontos interessantes dessa criação:

1. Deus não criou outro homem, Ele fez uma mulher. Não fez simplesmente um amigo para Adão, mas um ser ao mesmo tempo parecido (era humano) porém diferente (pertencia a outro sexo) dele. Um ser com características físicas e psicológicas distintas, para que ambos se complementassem.
2. Deus não criou Eva do barro, como fez com Adão, Ele a criou de uma parte do próprio Adão. Fez Eva da costela do homem, mostrando que não devia ser superior a ele, nem inferior, mas igual. Com iguais direitos e deveres, com igual valor perante o Pai Celeste. “Como parte do homem, osso de seus ossos, e carne de sua carne, era ela o seu segundo eu, mostrando isto a íntima união e apego afetivo que deve existir nesta relação. “Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta.” Efés. 5:29. “Portanto deixará o varão a seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gên. 2:24.” (Patriarcas e Profetas, pág. 46)

Agora estava tudo completo! Agora, estava tudo como o nosso Senhor queria.

Mas, passaram-se cerca de seis mil anos, e a pergunta é: como estão as coisas hoje? Será que Deus olharia e diria que tudo é “muito bom”? Acho que sabemos a resposta. Tudo foi deturpado. A fidelidade é rara, os relacionamentos são descartáveis, passageiros, a maioria sem amor. Por qualquer razão, ocorre o divórcio. Pessoas do mesmo sexo se relacionam normalmente, exigindo aceitação e direitos, como o casamento. Tudo diferente do ideal divino. Por isso, eu penso: “Hoje, celebramos o “Dia dos Namorados”. Mas será que há o que comemorar? Com tanta falta de amor?”

“ 'Venerado… seja o matrimônio' (Heb. 13:4); foi esta uma das primeiras dádivas de Deus ao homem, e é uma das duas instituições que, depois da queda, Adão trouxe consigo de além das portas do Paraíso.” (Patriarcas e Profetas, pág. 46)


Sim, há o que se comemorar. Ao pensarmos na dádiva maravilhosa que é o relacionamento a dois, deixado por Deus e preservado mesmo após a entrada do pecado no mundo, ao nos lembrarmos de que mesmo hoje, com toda a maldade que há neste planetinha, ainda podemos encontrar felicidade no casamento, e que este é abençoado pelo Senhor, vemos que há sim o que comemorar.

Portanto, feliz dia dos namorados a você que é casado. Não é porque casamos que devemos deixar de namorar. Muito pelo contrário. Agora sim é que devemos namorar, e ainda mais que antes. Que o seu casamento seja a bênção que Deus sempre quis que fosse. Saiba que “Quando os princípios divinos são reconhecidos e obedecidos nesta relação, o casamento é uma bênção; preserva a pureza e felicidade do gênero humano, provê as necessidades sociais do homem, eleva a natureza física, intelectual e moral.” (Patriarcas e Profetas, pág. 46). Se seu matrimônio ainda não é o que Deus deseja, ore a Ele, peça Sua ajuda, una-se a seu cônjuge num só clamor, e Deus os ouvirá. Ele irá ajudá-los a superar quaisquer obstáculos que estejam enfrentando, se assim for a vontade de vocês.

Feliz dia dos namorados aos divorciados e viúvos. Por motivos que não foram da vontade do Senhor, o casamento de vocês chegou ao fim. Deus sabe o porquê de todas as coisas, e apesar de Ele não querer a infelicidade de nenhum de seus filhos, é isso que acontece neste mundo mau. Mas Ele está aí, bem do ladinho de vocês, abraçando-os e esperando por suas orações. Ele as ouve, e as atenderá conforme Sua santa e boa vontade.

Feliz dia dos namorados aos solteiros. Deus conhece os anseios dos seus corações. Deus sabe o quanto vocês sonham em desfrutar das maravilhas que existem no relacionamento. Ele também sabe o que é melhor para vocês. Ele também sabe o tempo certo para cada coisa acontecer. Não fiquem ansiosos ou preocupados. Ele sabe de tudo. E no tempo certo, após tudo que precisa ser ajustado for ajustado, Ele vai dar o presente que vocês querem. Apenas coloquem, a cada dia, suas vidas nas mãos do Criador.

Finalmente, feliz dia dos namorados aos noivos, e aos namorados! Vocês estão se encaminhando para a realização de um dos maiores sonhos de Deus para suas vidas. Estejam certos de que tudo que fazem seja da vontade dEle. Orem a cada dia pedindo orientação. Ele deve ser o Mestre em cada escolha que fizerem. Se estiverem em dúvida de algo, peçam Sua guia. Se não, continuem caminhando, rumo à união eterna de suas vidas à daqueles que amam.

Que esse dia seja de muita reflexão, mas também de muito amor, alegria e paz a todos! Feliz dia dos namorados!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails