segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Sinais

Há algumas semanas, eu estava indo com meu esposo conhecer a cidade em que ele faria o trabalho evangelístico que a faculdade de Teologia promove todos os anos, para os alunos do sexto período. Fomos com um outro casal, pois o rapaz é daquela cidade, e poderia ajudar meu esposo a chegar lá tranquilamente, além de apresentá-lo a irmãos da igreja, que poderiam auxiliá-lo durante os trabalhos. Graças a Deus, meu esposo já começou as atividades nessa cidade, e vem dando tudo certo, pois o Senhor é quem o guia. Porém, algo me chamou a atenção no dia em que estávamos indo pela primeira vez àquela localidade...

Estávamos passando por um trecho da BR-101 que está em reformas. Eu percebi por causa de placas ao longo da estrada, avisando. Por isso, quando tivemos que parar por causa de um longo engarrafamento, pensei logo: “é por causa da reforma”.

Porém, o mesmo não se deu com o colega de meu esposo. Ele achou estranho, começou a se preocupar, e quis até sair do carro, pra ver do que se tratava. O curioso é que – ao que parece – nem a esposa dele nem também meu esposo entenderam o que acontecia, mas nenhum dos dois quis descer do carro. E eu, que sabia o que estava acontecendo, e imaginava, até aquele momento, que os demais também sabiam, fiquei calada – não me perguntem por quê.

Isso tudo me fez lembrar da volta de Jesus. Antes de Jesus morrer e ressuscitar, Ele teve uma longa conversa com Seus discípulos, explicando sobre Sua segunda vinda, e quais os sinais que a antecederiam. Os discípulos pareciam ansiosos por conhecê-los: “Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século.” (Mateus 24:3). Jesus então começou a falar de várias coisas que aconteceriam poucos antes de Sua volta: guerras, fome, terremotos, surgimento de falsos Cristos e falsos profetas e o desaparecimento do amor entre os seres humanos.

“Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos. E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras;...Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares...Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.” (Mateus 24:5-12)

Existe muita gente por aí que vê tudo isso acontecer e não sabe por que tais coisas se sucedem. Ficam agitadas, ansiosas, querem “descer do carro” pra ver o que está acontecendo. Não compreendem os fatos e começam a querer arranjar culpados. Mas a verdade é que não leram “os sinais”, espalhados em toda a Escritura Sagrada. Não prestaram atenção às “dicas” deixadas por Deus, e ficam como o amigo de meu esposo, assustados e angustiados, querendo descobrir por si mesmos o que está acontecendo, sem entenderem nada do que se passa ao seu redor.

Outros, como aconteceu comigo, sabem o que está acontecendo, mas nada falam. Veem as pessoas “desmaiando de terror”, como diz a Bíblia, por não entenderem o que está havendo, mas nada dizem que as possa orientar. Os que conhecem a verdade têm a grande responsabilidade de alertarem outros, para que não venham a ser tomados de surpresa.

Por isso, se você se encaixa no grupo dos que não sabem, eu sugiro que leia Mateus 24, e até outros capítulos antes e depois. Ali você entenderá melhor porque certas coisas estão acontecendo neste mundo, e como se preparar para o que virá. E se você se encaixa no segundo grupo, daqueles que sabem mas nada falam, lembre-se: Deus lhe dá a honra de levar a Sua mensagem a todos quantos ainda não a ouviram. Os anjos gostariam de fazer tal coisa, mas o privilégio foi dado a nós, meros mortais. Portanto, lance fora o temor, peça ajuda a Deus, e proclame que Cristo em breve virá!

“Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;” – Hebreus 10:37

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente analogia, Dani, fundamental para nós... Parabéns pelo texto tão inspirado! O blog já está nos meus favoritos, vou continuar acompanhando! ;)

Related Posts with Thumbnails