quarta-feira, 12 de maio de 2010

Qual a verdade, afinal?

Hoje li a seguinte frase no Twitter de um amigo: "Existem 10 mandamentos para tudo e o único que brigam que virou 9 é o bíblico."

Interessante esse pensamento. Vemos isso por aí. São "os dez mandamentos" para uma vida feliz, "os dez mandamentos" para uma alimentação saudável, "os dez mandamentos" para um casamento perfeito...e por aí vai. Mas na hora de encarar os mandamentos de Deus, aí parece que só existem nove mesmo. Duvidam?

A grande maioria dos cristãos evangélicos diz que não precisamos mais guardar os mandamentos. Que Jesus os aboliu quando morreu na cruz. Interessante. Mas eles mesmos não matam, não roubam, não adulteram... Acham que tudo isso é errado e contrário aos ensinamentos bíblicos. E estão certos! Mas quando questionamos: "E por que vocês não guardam o Sábado, como orienta o quarto mandamento?", eles logo respondem: "Porque Jesus mudou o dia de guarda".

E assim é sempre inventada uma nova desculpa. Ora a lei foi abolida, ora foi modificado apenas um mandamento. Qual é a verdade afinal? Por que não se chega a um consenso? Foram os dez mandamentos realmente abolidos? Ou só foi o quarto? Acredito que nem mesmo eles saberiam responder a essas perguntas.

Mas não tem importância. A Bíblia responde. E ela diz:

"No sétimo dia Deus acabou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito. Então abençoou o sétimo dia e o separou como um dia sagrado, pois nesse dia ele acabou de fazer todas as coisas e descansou." (Gênesis 2:2-3)

"Guarde o sábado, que é um dia santo." (Êxodo 20:8)
Depois, no Novo Testamento, não vemos qualquer referência a uma mudança do dia de guarda. Pelo contrário! Jesus confirma a importância do Sábado, ensinando-nos a guardá-lo (respeitá-lo, santificá-lo) da forma correta:
"É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados." (Mateus 12:12)

"E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?" (Lucas 13:16)

"Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor." (Mateus 12:8)
Inclusive, o próprio Jesus guardava o Sábado:
"E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler." (Lucas 4:18)
Você não acha que, se Ele tivesse realmente mudado o dia de guarda para o domingo, teria deixado isso bem claro em Sua palavra? Ou teria usado a palavra "domingo" no lugar de "sábado" nos textos que mencionei? Quando os fariseus fossem condená-lO por fazer curas aos sábados, Ele simplesmente poderia ter dito: "Não meus amigos, eu curo no Sábado porque este não é mais um dia santo. Agora o dia a ser lembrado é o domingo!" Mas não foi isso que Jesus fez...

E não foi porque Ele não mudou Seus mandamentos. Eles continuam os mesmos, do 1º ao 10º. E se você guarda os outros nove, por que não guardar o quarto também? Lembre-se:
"O SENHOR Deus diz: “Obedeçam às leis a respeito do sábado; não cuidem dos seus próprios negócios no dia que para mim é sagrado. Considerem o sábado como um dia de festa, o dia santo do SENHOR, que deve ser respeitado. Guardem o sábado, descansando em vez de trabalhar; não cuidem dos seus negócios, nem fiquem conversando à toa. Se me obedecerem, eu serei uma fonte de alegria para vocês e farei com que vençam todas as dificuldades; e vocês serão felizes na terra que eu dei ao seu antepassado Jacó. Eu, o SENHOR, falei”" (Isaías 58:13-14).
Que essas bênçãos sejam realidade em sua vida! Vale a pena seguir a vontade do Senhor...

Música Um Dia de Esperança from Igreja Adventista on Vimeo.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails