quarta-feira, 20 de maio de 2009

Conhecer...

Um ano, dois anos, três anos... Uma década... Cinquenta anos... Quanto tempo se leva para realmente conhecermos alguém?

Acho que nem meus pais, que conviveram 28 anos comigo, me conhecem completamente. Nem eles, que convivem juntos há 32 anos, acho que não se conhecem completamente. Nós, seres humanos, creio que nunca chegaremos a esse tipo de “perfeição” no conhecimento de outro, quer seja pai, mãe, irmã(o), cônjuge. Mas quanto nos cobramos essa sabedoria!

Nós somos meros seres humanos. Não podemos esperar de nós mesmos – ou do outro – o conhecimento de tudo na vida, mesmo que diga respeito ao relacionamento que temos com esse “outro”, seja há quanto tempo for. A natureza humana é muito complexa, e nem Freud conseguiu explicar tudo sobre ela. Ao tentar fazer isso, corremos o risco de criarmos ideias errôneas sobre as situações, achando que a pessoa tem algum problema por não nos conhecer como gostaríamos, ou que ela não se importa conosco de verdade (porque, do contrário, pensamos, ela saberia tudo sobre mim).

O único que sabe TUDO sobre nós (inclusive o tanto de fios de cabelo que temos em nossa cabeça) é Deus. Ele sabe literalmente tudo. Pois foi Ele que nos criou, é Ele que nos sustém e Ele é a própria perfeição.

Você acha que precisa conhecer melhor outra pessoa? Quer demonstrar que a ama e que se importa com ela, e busca conhecê-la mais e mais a cada dia, mas parece nunca ser o suficiente? Converse com Deus. Ele irá, se você assim o desejar, te ensinar mais sobre esse outro ser humano a cada dia, facilitando o seu conhecimento e convivência com tal pessoa. Você nunca vai conseguir conhecer tudo sobre ela. Mas vai aprender muito mais do que hoje sabe. Siga essa dica e tenho certeza de que não vai se arrepender.

“Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais!” – Lucas 12:7

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails