sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Juízo divino?

Enquanto escrevo esta meditação, o mundo se comove e se une, diante da tragédia que se abateu sobre o Haiti: o terremoto do dia 12 de janeiro de 2010.

Fico feliz ao ver países enviando pessoas para ajudar, nesse que é um momento tão doloroso. China, Canadá, Reino Unido, Brasil, Estados Unidos - culturas das mais diversas, todas com um único propósito, que é ajudar o próximo.

Porém, tenho lido e ouvido coisas que têm me deixado triste; pessoas que creem piamente que tais infortúnios são juízos divinos, que vieram em consequência das crenças do povo haitiano.

Isso me fez pensar e resolvi escrever, para tentar mostrar que nem todos os cristãos pensam dessa forma, até porque isso está totalmente contra o que diz a Santa Palavra de Deus. Vejamos algumas razões:

  1. Deus não faz nada sem antes avisar: isso está em Amós 3:7 - Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas. Se tal catástrofe tivesse mesmo vindo das mãos do Senhor, Ele teria avisado através de algum profeta ou profetisa, fosse do passado ou dos dias de hoje. Com certeza muitos não acreditariam, mas Ele avisaria mesmo assim. E não foi isso que aconteceu. Não vemos na Bíblia qualquer profecia concernente a isso.
  2. Não conhecemos a mente de Deus: quando uma pessoa afirma categoricamente que algo como o que aconteceu no Haiti veio diretamente das mãos de Deus, sendo que nada há em Sua Palavra que confirme isso, ela está como que dizendo que conhece os pensamentos de Deus. E quem somos nós para que saibamos o que vai na Divina Mente? A Bíblia diz que E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos. (Romanos 8:27) Quem é que sabe o que se passa na mente do Espírito Santo? Aquele que sonda os corações.
  3. Deus não é um ditador: muitos infelizmente veem Deus como um tirano malvado, um senhor de barbas brancas que está apenas esperando um errinho nosso para nos destruir. Mas Ele não é assim. ...as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã... (Lamentações 3:22). Eu poderia citar mais um tanto de versos que falam do amor e misericórdia divinos, mas não haveria espaço. As coisas ruins que acontecem são muitas vezes o resultado de nossos próprios atos, ou no caso do Haiti, uma causa natural, algo que poderia ter acontecido em qualquer outro lugar que estivesse sobre duas placas tectônicas que tivessem se atritado...
  4. Deus não age dessa forma hoje: alguém pode dizer, apesar do ítem anterior, que Deus enviou, sim, castigos a povos antigos. Na verdade, muitos desses supostos "castigos" vieram na verdade como consequência das atitudes desses povos, Deus apenas os avisou. Noutros momentos, fica claro que Deus enviou juízos - como no caso de Sodoma e Gomorra. Mas isso Ele fez porque sabia que só dessa forma as pessoas entenderiam o que Ele queria dizer. Isso não explica porque inocentes morreram junto de culpados, mas há muito que não conseguimos explicar, justamente porque não somos Deus. Há coisas que não entendemos e aceitamos pela fé. O caso é que hoje Deus não age dessa maneira. Hoje as pessoas não entenderiam nada se Deus saísse despejando desgraça após desgraça sobre os povos, e por isso Deus fala de formas diferentes. A pergunta é se estamos ouvindo o que Ele quer nos dizer...
Eu não sei se me fiz entender. Também não sei porque Deus permitiu que tais coisas acontecessem num país já tão sofrido. Creio que um dia, no Céu, Ele irá nos explicar. Por ora, apenas oro para que quem quer que leia esse texto entenda que Deus é um Deus de Amor. Deus é o próprio Amor. E tudo que Ele quer é nos ter ao Seu lado. Que busquemos estar sempre com Ele, fazendo Sua vontade e aceitando Seu querer. Deixemos as conjecturas de lado, e repousemos na certeza de que Ele nos ama.

Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele. I João 4:16

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails