quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Tudo vem de Ti

Existem pessoas que acham que tudo ou quase tudo que acontece em suas vidas é por causa delas mesmas. O mérito é delas, afinal, foram elas que se esforçaram, elas que deram duro, elas que batalharam.

Isso pode até parecer verdade quando a gente pensa em algo que fizemos sem a ajuda de ninguém. É como se fosse um marco, um ritual de passagem para a vida adulta. Antes, andávamos sempre com um adulto ao nosso lado, nos levando daqui para lá, nos orientando, pagando as nossas contas... Depois, nós mesmos é que passamos a fazer isso. Estudamos, trabalhamos, cuidamos de uma casa, pagamos contas, viajamos, etc. E pensamos: "fiz isso sozinho(a), o mérito é todo meu". Mas será que é verdade?

Vamos recorrer à Bíblia:

Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê. (Deuteronômio 8:17-18)

Quando, pois, o SENHOR, teu Deus, os tiver lançado de diante de ti, não digas no teu coração: Por causa da minha justiça é que o SENHOR me trouxe a esta terra para a possuir, porque, pela maldade destas gerações, é que o SENHOR as lança de diante de ti. Não é por causa da tua justiça, nem pela retitude do teu coração que entras a possuir a sua terra, mas pela maldade destas nações o SENHOR, teu Deus, as lança de diante de ti; e para confirmar a palavra que o SENHOR, teu Deus, jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó. (Deuteronômio 9:4-5)

Tudo que aconteceu ao povo de Deus no passado serve de lição para nós hoje. Afinal, se você se considera cristão, você faz parte do povo de Deus de hoje, do Israel Moderno. E a mensagem dada é bem clara: não foi você que conquistou isso (coloque o que quiser aqui) sozinho. Foi Deus que te deu forças para que pudesse alcançar o que almejava.

Somos tentados a achar que conseguimos nossos objetivos com nossos próprios méritos e Deus apenas "deu uma forcinha". Claro que falamos de Deus, pois não queremos parecer pagãos, ou hereges. Mas se realmente formos cristãos verdadeiros, não vamos dizer que foi tudo mérito nosso e Deus apenas abençoou. Vamos dar a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Vamos entender que tudo que fizemos, foi porque Deus nos deu saúde, força, capacidade, talento, bens materiais, enfim, tudo que foi necessário para que realizássemos o que quer que fosse, e portanto Ele é o único digno de honra, louvor e gratidão. Vamos perceber que nada somos sem Ele, que os méritos são dEle e que nós somos apenas instrumentos em Suas mãos para levar a cabo Sua obra.

Certo estava Davi quando disse: Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos. (I Crônicas 29:14)

Porque, disse Jesus, sem mim nada podeis fazer. João 15:5


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails