quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mudanças

“Não existe nada permanente, exceto a mudança.” – Heráclito

Heráclito foi um filósofo grego. Não quero aqui discutir seus pensamentos, ou as coisas nas quais ele cria, mas sim refletir sobre essa sua frase.

Pra mim, a mais pura verdade. Vivemos em constante mudança. Nosso corpo muda, nossos pensamentos mudam, nossa casa muda, nossa família, às vezes mudamos de bairro, cidade, estado, país… A mudança é uma constante em nossas vidas, e cego é quem não percebe isso.

Mas nem todos gostam de mudanças. Há pessoas que, se pudessem, viveriam eternamente num mesmo lugar, fazendo sempre as mesmas coisas. Batem o pé e dizem que não mudarão nunca. Isso também é verdade quanto à forma de pensar. Tem gente que diz que nunca vai mudar de opinião, outros até se orgulham disso.

Entendo que isso talvez se deva ao medo que temos das mudanças, do desconhecido, das coisas que teremos que enfrentar, oriundas dessa mudança, qualquer que seja ela. O fato é, porém, que sempre mudamos, de uma forma ou de outra. E isso, longe de ser ruim, é algo que nos traz crescimento.

Eu posso falar assim pois, em menos de dois meses, minha vida deu uma reviravolta. Em maio de 2007, eu era solteira (noiva), recém-formada e morava com meus pais em João Pessoa (PB). No fim de julho, eu estava casada (adicionando mais um nome ao meu, que já é grandinho), trabalhando e morando na Bahia.

Não foi fácil, não mesmo! Tive que passar por tantas coisas! Fora o fato de estar longe de casa, dos amigos e família, tendo que freqüentar uma igreja totalmente diferente da minha, ainda tive que lidar com questões como relacionamento com colegas de trabalho, casamento, distância e outras dificuldades, até então desconhecidas pra mim. Isso, pra muita gente, pode soar como uma grande chatice, mas hoje, meditando em tudo que aconteceu, eu agradeço a Deus pelas mudanças.

Sim, agradeço. Pois foi com elas que aprendi muito do que sei hoje. Tive que lidar com as mais diferentes situações e dar um jeito de me sair bem delas. E acho que estou conseguindo. Não é fácil, mas como se amadurece!

Portanto, se percebes que Deus te chamou para fazer algo, se você sente (ou mesmo tem certeza) que há alguma mudança a caminho, louve a Ele, e prepare-se! Grandes aprendizados virão…

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” – Rm 8:28

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails