terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Ouvindo Sua voz

Você conhece a história de Balaão? Provavelmente já deve ter ouvido falar dele, bem como de sua jumenta "falante". A história toda da vida desse homem é por muitos desconhecida, bem como importantes lições contidas nela, e alguns se lembram apenas do episódio em que sua jumenta falou. Mas hoje eu queria comentar sobre o que aconteceu antes do animal falar...

Ora, Balaão ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus servos, com ele. Viu, pois, a jumenta o Anjo do SENHOR parado no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que se desviou a jumenta do caminho, indo pelo campo; então, Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho. Mas o Anjo do SENHOR pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo muro de um e outro lado. Vendo, pois, a jumenta o Anjo do SENHOR, coseu-se contra o muro e comprimiu contra este o pé de Balaão; por isso, tornou a espancá-la. Então, o Anjo do SENHOR passou mais adiante e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita, nem para a esquerda. Vendo a jumenta o Anjo do SENHOR, deixou-se cair debaixo de Balaão; acendeu-se a ira de Balaão, e espancou a jumenta com a vara. (Números 22:22-27)


Interessante isso. Por três vezes a jumenta viu o anjo enviado por Deus, por três vezes ela se desviou dele e por três vezes foi espancada por isso. E depois, por permissão de Deus, ela fala, reclamando do que sofrera.

Mas note bem isto: Balaão era profeta de Deus. Ele tinha contato íntimo com o Senhor, como vemos em várias situações no livro de Números, capítulo 22. Inclusive este mesmo relato que acabamos de ler mostra isso, pois Deus se importava tanto com ele que enviou um anjo para lhe alertar. Agora, por que uma jumenta conseguia ver o Anjo do Senhor, e Balaão, tão íntimo que era do Pai, não percebia nada? Não é estranho?

Às vezes estamos tão cegos, seja por causa do dinheiro, como foi o caso de Balaão (leia Números 22-24 para entender melhor), seja por qualquer outra coisa que queremos tanto, que nem conseguimos visualizar as ações de Deus em nossas vidas. E o pior é que chegamos mesmo a pensar que Deus nem se lembra de nós, e que, por algum motivo alheio a nosso conhecimento, Ele não quer se revelar a nós, nem mostrar Sua vontade.

Mas será que é assim mesmo? A história de Balaão nos mostra que não. Ele estava tão "enfeitiçado" por sua ganância que chegou a conversar com uma jumenta, como se isso fosse a coisa mais normal do mundo. E é assim mesmo que ficamos quando nos deixamos levar por interesses deste mundo que não são a vontade de Deus para nós e que nos afastam dEle.

Portanto, antes de acusar a Deus, olhe para si mesmo. Como está sua vida? Mesmo sendo cristão, você pode estar tão cego ou surdo, que não consegue ver nem ouvir Deus. Que nossa realidade possa ser o oposto da de Balaão. Que busquemos a Deus diariamente, e possamos ouvir com clareza Sua voz a nos falar.

Ouve, povo meu, quero exortar-te. Ó Israel, se me escutasses!” Salmo 81:8

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails