sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Razão ou emoção?

Hoje, fazendo o culto em casa com meu esposo, me deparei com a seguinte citação:

São provados por Deus mediante Sua Palavra. Não devem esperar por emoções maravilhosas, antes de crerem que Deus os ouviu; os sentimentos não devem ser seu critério, pois as emoções são mutáveis como as nuvens. Devem ter alguma coisa sólida como fundamento de sua fé. A palavra do Senhor é palavra de poder infinito, com o qual podem contar, e Ele disse: “Pedi e recebereis” (Jo 16:24). Olhem ao Calvário. Não disse Jesus ser Ele seu advogado? Não disse Ele que se pedirdes qualquer coisa em Seu nome o receberão? [...] (Ellen White, Meditações Diárias "Jesus meu Modelo", 05/12/09)

Foi interessante ler isso porque muita gente pensa que certas "emoções" ou sensações percebidas são "sinais claros" de que Deus quer que você faça isso ou aquilo, ou de que tal coisa vai acontecer desse ou daquele modo.

Infelizmente, nem sempre é assim. Creio piamente que Deus pode nos fazer sentir uma centena de coisas, a fim de nos fazer entender algo. Às vezes sentimos medo, achando que não devemos fazer algo, ou irmos a tal lugar. Às vezes sentimos uma necessidade estranha de falar com alguém e depois descobrimos que foi o que aquela pessoa estava precisando exatamente naquele momento. Isso acontece sim. Mas não sempre. Muitas vezes, é apenas autossugestão. Queremos tanto algo, que começamos a imaginar coisas. Nossos sentimentos não são confiáveis. "Siga o seu coração"? Não poderia haver conselho mais maldoso. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? (Jeremias 17:9)

Já outros ficam esperando algum "sinal do Céu" para que saibam que o caminho que está sendo proposto a eles é realmente o caminho da salvação. Se você já leu a Bíblia, já entendeu o assunto, já teve a certeza de que as coisas realmente são como são, não há necessidade de mais sinais. Basta a razão. A mesma escritora que citei antes disse o seguinte: Não devemos esperar por alguma ocasião especial, mas entregar-nos a Ele hoje, recusando-nos a ser servos do pecado. [...] (idem)

Portanto, não confie apenas em emoções, sensações. Não espere fogo cair do céu. Isso pode acontecer, sim, como pode nunca acontecer, se Deus já tiver mostrado a você tudo que julgou necessário para que você creia. E se isso aconteceu, não adianta esperar "milagres". O maior milagre já foi feito. Basta você deixar um pouco o emocional de lado, e usar a razão.

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Romanos 12:1

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails