segunda-feira, 18 de maio de 2009

Bálsamo de vida

O texto que quero comentar hoje está em Jeremias 8. Vamos ler?

"Acaso, não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?" (Jeremias 8:22)

Aqui, Deus está dando mensagens fortes, para que Jeremias, profeta do Senhor, entregue ao povo, que agora está afastado dos caminhos de Deus, apostatado, fazendo o que bem entende. Deus estava muito triste com toda aquela situação, vendo Seu povo, a quem Ele tanto amava, distante dEle, seguindo seus próprios caminhos, e caminhos de perdição. A tristeza do Pai é tão grande que Ele diz "Estou quebrantado pela ferida da filha do meu povo; estou de luto; o espanto se apoderou de mim." (Jeremias 8:21)

Deus não consegue entender porque o Seu povo, que podia ter tudo o que quisesse de Suas mãos, prefere ir atrás de ídolos, de imagens de ouro, prata ou madeira, que nada fazem, que nada podem. E Ele começa a dizer o que vai acontecer com aquele povo tão rebelde e desobediente, caso não se voltem ao Senhor. Mas é interessante que o capítulo não termina com as conseqüências do pecado do povo, e sim com indagações, da parte de Deus: Será que não há bálsamo em Gileade? Será que não há cura aqui? Será que não há Médico aqui? Por que é então que o povo continua donte?

Pensemos em nós, hoje. Será que não encontramos em Deus tudo de que precisamos? Será que Ele - e Ele apenas - não é suficiente para completar todo o vazio do nosso coração? Será que Ele não é mais o Médico dos médicos, que pode curar todas as enfermidades, quer físicas, emocionais ou (principalmente) espirituais?

Sabemos a resposta a essa pergunta. Por que, então, corremos pelo mundo afora em busca de coisas que não nos preenchem? De fama, de diversões que nos fazem mal, de dinheiro em demasia - que às vezes custa nossa saúde -, de beleza exterior apenas, vivendo atrás de moda, botox, plásticas e afins, esquecendo-nos da interior (que é a que mais importa)... Correndo de bar em bar, de mulheres em mulheres (ou de homens em homens)... Por que, como diria Isaías, gastamos nosso dinheiro naquilo que não é pão, e o nosso suor naquilo que não satisfaz (Isaías 55:2)?

Deus está à porta do nosso coração, sempre pronto para atender às nossas necessidades. Ele está sempre atento, sempre de olhos abertos. É o Médico dos médicos e tem em Suas mãos santas o bálsamo de Gileade, um bálsamo que cura a dor mais profunda do nosso coração. Por que correr de um lado para outro, quando tudo que temos que fazer é ir aos pés de Cristo e receber Suas tão maravilhosas bênçãos?

Tudo que temos que dizer é: Sim, Senhor, quero que Tu me recebas em Teus braços de amor! Não posso mais, não agüento mais essa vida sozinho, sem alegria, sem paz, sem Ti. Quero alegria no coração, paz em meu ser! Ajuda-me! Derrama sobre mim teu bálsamo e cura meu coração!

Que o Senhor nos abençoe e nos ajude a viver em novidade de vida!

--------------

*Bálsamo:
Alívio, consolo, lenitivo

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails