quarta-feira, 20 de maio de 2009

Paz

Você já parou pra pensar no que significa a palavra “paz”? Sempre ouvimos falar dela, seja na TV, jornais, ou até quando se fala no Prêmio Nobel da paz. Mas o que é paz, realmente? Será que é o que tanto ouvimos falar nos meios de comunicação? O dicionário diz que paz é:

“1 Estado de um país que não está em guerra; tranqüilidade pública. 2 Tratado que mantém ou restabelece esse estado: Assinar a paz. 3 Repouso, silêncio. 4 Tranqüilidade da alma. 5 União, concórdia nas famílias. 6 Sossego.”

Mas será que é só isso? E mais, o quão importante é termos a verdadeira paz em nossas vidas?

Em João 14:27, lemos o seguinte: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” Nosso Jesus querido é Aquele que nos promete a paz. Na verdade, podemos dizer que Ele é a própria paz. E notem o mais interessante: a Sua paz é diferente da paz do mundo.

Aqui, podemos fazer uma paradinha e pensarmos: o que é paz pras pessoas do mundo de hoje, desse mundo em que vivemos? Simples ausência de guerra? Nada de brigas em casa? Ganhar dinheiro e ter uma vida tranqüila, podendo comprar o que quiser, sem se preocupar com nada? Viver num lugar bem afastado? Vejam que interessante: há pessoas que, quando estão deprimidas, ou com algum problema, se alguém vai conversar com elas, dizem logo: “Me deixem em paz!”, e se trancam em seus mundos sombrios. Como se problemas, depressão, tristeza fossem o mesmo que paz.

Vemos que o mundo tem uma visão realmente distorcida de paz. Paz não é nada disso. Há pessoas que são riquíssimas e não têm paz. Ausência de guerras ou de problemas em casa também não são garantias de paz pra ninguém. Pessoas existem com muita saúde, vigor, poder, mas sem paz.

Isso porque no mundo em que vivemos, sempre teremos problemas. O próprio Jesus deixou o recado: “No mundo, tereis aflições” (João 16:33). Isso não parece animador.

Mas, há uma boa notícia. Vejamos o que está escrito em Isaías 9:6:
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”

Jesus é o Príncipe da Paz. Que boa notícia! Ter paz é ter Jesus no coração. Por isso não importa se temos dinheiro ou não, se pessoas nos magoaram ou não, se há algo errado ou não: se temos Jesus em nossa vida, temos PAZ! E é essa paz que só Ele pode nos dar, que nada no mundo consegue superar, que nos faz, mesmo em meio às batalhas da vida, lutarmos e sermos vencedores.

Mas, como fazer pra termos essa paz? “Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.” (Isaías 26:3). O segredo foi revelado pela própria palavra de Deus! O segredo é confiar.

Só confiamos em quem conhecemos, verdade? Não deixamos nossos filhos com qualquer um, não emprestamos nossos pertences a um desconhecido. Pra confiar, preciso conhecer. E com Jesus não é diferente. Pra confiarmos nEle, precisamos conhecê-lO. E conhecer quer dizer conversar com Ele todos os dias, “ouvir” o que Ele tem a nos dizer, através da Sua santa Palavra. Não é assim que conhecemos todas as pessoas?

Pois é, e essa convivência traz conhecimento, e o conhecimento, confiança. E a confiança, paz…

Não é fácil largarmos as coisas que gostamos de fazer pra termos alguns momentos com Jesus. Mas é importante, necessário. Demanda esforço de nossa parte, como lemos em Lucas 13:24: “Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.” Não é fácil, mas certamente não é impossível. E os resultados são garantidos.

Não é maravilhoso saber que podemos, sim, ter essa paz, a qualquer momento do dia, mesmo quando estamos sufocados pelo trabalho, problemas ou pressões? Que eu e você possamos, todos os dias, buscar a Jesus, buscar Sua paz.

“O meu povo habitará em moradas de paz, em moradas bem seguras e em lugares quietos e tranqüilos,” – Isaías 32:18

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails