sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Deus é justo afinal?

Há na Bíblia um salmo (de autoria de Asafe) que diz o seguinte:

Na verdade, Deus é bom para o povo de Israel, ele é bom para aqueles que têm um coração puro. Porém, quando vi que tudo ia bem para os orgulhosos e os maus, quase perdi a confiança em Deus porque fiquei com inveja deles. Os maus não sofrem; eles são fortes e cheios de saúde. Eles não sofrem como os outros sofrem, nem têm as aflições que os outros têm. Por isso, usam o orgulho como se fosse um colar e a violência, como uma capa. O coração deles está cheio de maldade, e a mente deles só vive fazendo planos perversos. Eles gostam de caçoar e só falam de coisas más. São orgulhosos e fazem planos para explorar os outros. Falam mal de Deus, que está no céu, e com orgulho dão ordens às pessoas aqui na terra. Assim o povo de Deus vai atrás deles e crê no que eles dizem. Eles afirmam: “Deus não vai saber disso; o Altíssimo não descobrirá nada!” Os maus são assim: eles têm muito e ficam cada vez mais ricos. Parece que não adiantou nada eu me conservar puro e ter as mãos limpas de pecado. Pois tu, ó Deus, me tens feito sofrer o dia inteiro, e todas as manhãs me castigas. Se eu tivesse falado como os maus, teria traído o teu povo. Então eu me esforcei para entender essas coisas, mas isso era difícil demais para mim. (Salmo 73:1-16)

Quem nunca se sentiu assim por servir ao Senhor? Quem nunca parou para observar os ímpios, aqueles que fazem coisas que Deus não aprova, que deliberadamente se posicionam contra Ele, ou ainda aqueles que – sendo cristãos e conhecendo o que é mau – escolhem por seguir o caminho mais “largo” e fácil, mesmo sabendo que “estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” (Mateus 7:14)?

Há realmente pessoas que fazem o que é errado por prazer, para provocar, escandalizar ou, simplesmente, “porque é minha vida e pronto”. E essas pessoas podem não ser cristãs. Mas muitas vezes o são. E ficamos a meditar e remoer por que, apesar de serem assim, elas parecem mais felizes, mais bem-sucedidas, mais prósperas...

Era essa a indagação do salmista, e pode ser a sua e a minha hoje. Parece difícil de entender e aceitar, ainda mais percebendo sua arrogância, que muitas vezes é explícita, mas também pode ser velada.

Mas o salmo não acaba assim. O salmista prossegue dizendo:

Porém, quando fui ao teu Templo, entendi o que acontecerá no fim com os maus. Tu os pões em lugares onde eles escorregam e fazes com que caiam mortos. Eles são destruídos num momento e têm um fim horrível. Quando te levantas, Senhor, tu não lembras dos maus, pois eles são como um sonho que a gente esquece quando acorda de manhã. O meu coração estava cheio de amargura, e eu fiquei revoltado. Eu não podia compreender, ó Deus; era como um animal, sem entendimento. No entanto, estou sempre contigo, e tu me seguras pela mão. Tu me guias com os teus conselhos e no fim me receberás com honras. No céu, eu só tenho a ti. E, se tenho a ti, que mais poderia querer na terra? Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, ele é tudo o que sempre preciso. Os que se afastam de ti certamente morrerão, e tu destruirás os que são infiéis a ti. Mas, quanto a mim, como é bom estar perto de Deus! Faço do Senhor Deus o meu refúgio e anuncio tudo o que ele tem feito. (Salmo 73:16-28)

Interessante, não? O objetivo do final do salmo não é uma vingança da parte do injustiçado, nem tampouco mostrar que Deus é mau. Mas sim que, não importa o que aconteça, não importa se aqueles que são ímpios (ou que achamos que são, pois muitas vezes nos enganamos por causa de nossos preconceitos) prosperem, vençam e ainda zombem, Deus fará justiça aos que O seguem. Ele é um Deus de amor, misericordioso e justo, e se foi capaz de nos dar de presente o seu Dom mais precioso
Jesus Ele com certeza pode e irá, pois é o único capaz de fazer isso plenamente, suprir todas as nossas necessidades.

No Salmo 73 aprendemos que não importa se quem está ao nosso redor parece sempre vencer, enquanto nós aparentemente estamos sendo derrotados. Deus é justo, e Sua justiça não falha. E nem tarda. Ela vem no tempo certo, no tempo dEle, no melhor tempo.

Não se aborreça por causa dos maus, nem tenha inveja dos que praticam o mal. Pois eles vão desaparecer logo como a erva, que seca; eles morrerão como as plantas, que murcham. Confie em Deus, o Senhor, e faça o bem e assim more com toda a segurança na Terra Prometida. Que a sua felicidade esteja no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. Salmo 37:1-4

Um comentário:

Lídia disse...

Acho que você é a pessoa que conheço que tem mais blogs.......

Beijinhos Amiguinha.

Related Posts with Thumbnails