domingo, 18 de abril de 2010

Ascendência de Cristo - parte I: Tamar

Muita gente acha que a Bíblia e Deus são machistas. Não se pode negar que os longos anos em que os livros que a compõem foram escritos foram marcados, sim, por um menosprezo ao sexo feminino. E isso foi retratado na Palavra Sagrada. Mas não quer dizer que nosso Pai apóie esse tipo de comportamento. Para Ele, somos todos iguais: Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus (Gálatas 3:28).

Para desmistificar isso, quero hoje começar uma série de reflexões que nos mostram que Deus ama as mulheres da mesma forma que os homens, que Ele não é machista e por isso mesmo deu a elas um lugar especial na genealogia de nada mais nada menos que Cristo, Seu Filho amado.

Se formos ler Mateus 1:1-16, veremos que se fala de muitos homens. As genealogias de "antigamente" pareciam só ter espaço para eles. Mas não a de Jesus. São citados muitos homens sim, mas há seis especiais mulheres também. E quero iniciar com a primeira que foi mencionada: Tamar.

Tamar era uma mulher comum. Não se fala muito sobre ela na Bíblia. Sabe-se que ela foi escolhida por Judá (filho de Jacó) para casar-se com seu filho mais velho, Er. E é aí que a vida dessa mulher dá uma reviravolta. Er morreu, e Judá fez Tamar casar-se com seu segundo filho, Onã. Mas como ele não queria dar filhos a Tamar, acabou morrendo também, por desagradar a Deus. E Judá então promete que daria seu filho mais novo, Selá, para se casar com Tamar, assim que ele tivesse idade.

Porém Selá fica adulto e nada acontece. Tamar, então, disfarça-se de prostituta, ficando com o rosto coberto, e vai para o caminho onde sabia que Judá iria passar. Dormem juntos, e ela engravida do sogro, que havia deixado com ela, a seu pedido, o selo, o cordão e o cajado. Quando descobriram sua gravidez, passaram a acusá-la de adultério, e Judá ordenou que fosse queimada. E Tamar, mostrando os objetos de Judá que estavam com ela, disse: "Do homem de quem são estas coisas eu concebi." Judá reconheceu que eram dele, e disse: "Mais justa é ela do que eu, porquanto não a dei a Selá, meu filho." Assim Tamar deu à luz Perez e Zera, suscitando descendência a Judá e sendo mãe daquele que seria ascendente de Jesus.

Tamar pode ter agido de forma absurda para muitos de nós, mas precisamos entender que a cultura da época era aquela, e mesmo cometendo o erro de deitar-se com seu sogro, ela foi colocada na genealogia de Jesus para mostrar que não importam nossos erros ou nosso passado, Deus vê o que vai no coração, nossas reais intenções, e recompensa não os "perfeitos", que acham que nunca erram, mas aqueles que procuram fazer a Sua vontade.

Judá gerou de Tamar a Perez e a Zera; Mateus 1:3, genealogia de Cristo

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails