quinta-feira, 29 de abril de 2010

Muletas

Tenho uma amiga que disse hoje: Gente que usa Deus e/ou os amigos como muleta. Quando supõe que pode suprir suas necessidades egoístas com outras coisas, deixa-os de lado. Eu conheço! Quão triste fiquei ao constatar que eu também conheço pessoas assim.

Triste, sim, pois isso não é motivo de felicidade. Saber que as pessoas parece que usam não só seus supostos amigos, como também Deus. Usam enquanto creem que deles necessitam, depois esquecem-se deles, como quando a gente joga o lixo fora, e nem se lembra mais do que vai ali dentro.

O fato é que pessoas não deveriam ser usadas. São seres humanos com sentimentos como você, e da mesma forma que você, choram, sofrem, cansam, ferem-se... E não adianta dizer que você não gosta de gente muito
sensível, pois todos somos muito sensíveis vez ou outra. E do mesmo modo que sofremos quando achamos que somos injustiçados ou quando alguém parece nos usar, podemos esperar que os outros sintam a mesma coisa quando somos nós que temos essas atitudes para com eles. Se você quer um ombro amigo para chorar, desabafar ou questionar-se, lembre-se de ser tudo isso para a pessoa que te ajudou, se ela precisar. Não simplesmente a ignore, como se nem a conhecesse. É muito feio obter favores e não ser agradecido, não apenas com um ligeiro obrigado, mas com atos de carinho.

Agora, o pior mesmo, é achar que pode usar Deus. Orar, pedir e chorar quando precisa, só para deixá-lO de lado pouco tempo depois, quando tudo parece ter voltado ao normal. Prometemos que seremos os melhores se Deus fizer assim ou assado. Mas o que acontece é que, quando obtemos aquilo que tanto desejávamos, a oração, a leitura da Bíblia, a fé, a comunhão com o Senhor, enfim, vai tudo para o lixo. Ignoramos Deus de uma forma tal que somos capazes de fazer tudo o que O entristece, sem nos importamos nem um pouco com isso.

Eu não sou perfeita. Não estou escrevendo isso para dar
lição de moral em ninguém. Tenho meus defeitos, assim como todo membro da raça humana, mas não consigo entender usar pessoas e Deus, e achar tudo muito natural. Não posso aceitar essa atitude, ela me deixa indignada. E não porque a pessoa errou. Errar todos erramos. Mas quando nos damos conta, voltamos atrás, pedimos perdão, buscamos o arrependimento sincero e voltamos nossos olhos a Deus. Mas os usurpadores agem como se o que fizessem fosse normal, e nem sequer entendem que há motivos para se arrependerem.

Não sei se esse é o seu caso. Mas se for, não se turbe. Deus não o odeia, apesar de você achar que pode usá-lO como muleta, como disse minha amiga. Ele o ama, não importa o que você faça. Peça a Ele que mostre onde você está errando, onde precisa se corrigir, e aceite a mão que Ele oferece para você agarrar. Torne-se verdadeiramente dependente dEle
e não apenas quando lhe convém , deixe-O guiar sua vida, aceite Seus conselhos amorosos para uma vida feliz, e espalhe alegria por onde passar. Lembre-se:

Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente. (...) Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. I João 2:17, 4:7-8

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails