quarta-feira, 21 de abril de 2010

Ascendência de Cristo - parte II: Raabe

Se continuarmos lendo a genealogia de Cristo (Mateus 1), vamos ver que no verso 5 é citada outra mulher: Raabe.

Raabe é muito conhecida no meio cristão em geral por ter sido uma prostituta. E só. Interessante como a gente sempre sabe "os podres" de alguém, mas não procura cavar mais fundo para ver se encontramos algo de bom.

Pois bem, esse "algo de bom" é facilmente encontrado na vida de Raabe, se apenas lermos com cuidado a sua história, encontrada em Josué 2.

Josué havia mandado espiões a Jericó. Eles ficaram escondidos na casa de Raabe, que disse que não havia ninguém lá, quando o rei mandou homens em busca dos espiões. Assim ela ajudou a salvar os servos do Deus Altíssimo. E não somente isso, mas reconheceu que Deus é quem havia dado aquela terra ao povo hebreu, e que Ele estava guiando tudo. Por causa disso, Raabe juntamente com sua família, foi protegida no momento da invasão. E logo mais ela aparece não só na genealogia de Jesus, como também na galeria de herois da fé, em Hebreus.

Agora, você deve estar se perguntando: mas uma prostituta, e que ainda por cima mentiu, foi ajudada dessa forma por Deus? Entrou na genealogia de Cristo e, ainda por cima, na galeria de herois da fé? Como? Que absurdo! E o que eu tenho para dizer a você é: sim, tudo isso aconteceu a ela. Deus a abençoou, como também abençoa a você, mesmo sendo pecador, porque Deus nos abençoa APESAR de nossos pecados. E para Ele, não faz diferença se você mentiu, roubou ou vendeu seu corpo. Tudo é pecado, mas ainda assim Ele abençoa aqueles que o reconhecem como Deus e ajudam Seus servos em Sua obra terrestre. Isso não é uma maravilha? Saber que Deus nos ama e protege, apesar de nós mesmos?

Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.” Hebreus 11:31

De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho?” Tiago 2:25

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails