quinta-feira, 1 de abril de 2010

Predestinação existe?

No dia 30 de março de 2010 foi ao ar o último capítulo” do programa Big Brother. Em sua décima versão, venceu o lutador Marcelo Dourado. No discurso final, o apresentador, Pedro Bial, fez uma retrospectiva da estada” de Marcelo na casa. E antes de anunciá-lo vencedor, pronunciou: Maktub estava escrito. O BBB 10 é seu, Dourado.”

Até achei bonito o texto do jornalista. Inclusive quando ele falou Maktub estava escrito”. Pareciam palavras mágicas. Mas a verdade é que as coisas não são bem assim. Não existe destino, não existe escrito nas estrelas”. Não existe predestinação.

A essa altura, algum bom conhecedor da Bíblia poderá pensar: E o que dizer de Romanos 8 ou Efésios1?” Vejamos, então, esses textos:

Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.” (Romanos 8:29-30)

assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,” (Efésios 1:4-5)

Note que os textos falam de predestinação em relação a nossa semelhança com Deus, a sermos irrepreensíveis diante dEle e a nossa adoção como filhos, por meio de Cristo. Fomos predestinados para isso. Alguns não quiseram, mas era essa a vontade de Deus Pai. Mas só fomos predestinados para essas coisas, nada mais. Deus não predestina” para casar com fulano, para ganhar na loteria ou no Big Brother, nem para passar no vestibular.

Porém, Ele sabe o que vamos fazer. Sabe, mas Ele não interfere. Deus sabe o que vamos fazer, mas não foi Ele que nos predestinou a fazer isso. Não nos obrigou, não nos coagiu. Simplesmente escolhemos fazer. E isso porque Ele não poderia ir contra o que criou e nos outorgou: o livre-arbítrio. Nós escolhemos o que iremos fazer. Ele sabe de antemão o que iremos escolher, mas não escolhe por nós. Percebe a diferença?

Contudo, apesar de nossas más escolhas, Deus consegue transformar coisas más em boas, se isso for para o nosso bem e acima de tudo para Sua honra e glória. E isso às vezes nos confunde, fazendo com que pensemos em destino, ou algo semelhante. Mas não, é só Deus interferindo em nosso favor.

Nossas escolhas são muito importantes. Elas, sim, determinam como vai ser o nosso futuro. E Deus não interfere, se não quisermos. Por isso, antes de qualquer decisão, pense: isso irá agradar a Deus? Será bom para mim? Trará alegria para mim e para Ele? Dessa maneira, você conseguirá agir da melhor maneira, trazendo felicidade para si e para os que estão ao seu redor.

Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,” Deuteronômio 30:19

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails